Blog Malabo

O Manual do proprietário para um novo pet.

O Manual do proprietário para um novo pet.

Por Malabo 11/01/2016 15:42:22

Vamos presumir que você pesquisou e decidiu a raça e espécie do seu pet. Você então contatou uma pessoa ética e de boa fama de quem vai comprar o seu novo melhor amigo. Enquanto espera pelo filhotinho crescer, atingindo as 8 ou 9 semanas de idade, aqui vão algumas coisas “pré-chegada do filhote” que você pode fazer… Que meio que lembram aquela fase de preparação para a chegada de um novo membro da família não é? Bem, deveriam, porque da mesma forma que um bebê humano, ter tudo no lugar vai ajudar na adaptação e dar-lhe mais tempo para brincar com seu amiguinho.

1. Para os cães: Duas tigelas largas de aço inoxidável. Uma é para o cãozinho comer, e a outra é para a água. O plástico não é uma boa idéia por duas razões… Os pequenos, dependendo da raça, conseguem destruir uma tigela de plástico em tempo recorde.

Para os gatos: tigelas menores, porém com mais atenção para que eles nunca fiquem sem comida ou água. Os gatos tem hábitos diferentes dos cães e precisam sempre ter alimentos e bebidas a disposição. Uma outra coisa importante são as caixas sanitárias que devem estar sempre limpas.

2. Remédios preventivos contra pulgas e carrapatos. Você deve perguntar ao médico veterinário seu remédio preventivo de escolha. Alguns remédios também previnem outros parasitas, como toxocaríase, ancilóstomo, etc.

3. Ração de boa qualidade. Os dois ou três primeiros meses de infância são críticos para o bom início da vida. Não é o momento de ser econômico!

4. Uma coleira de couro ou náilon com fivela para os cães e quando os gatinhos estiverem maiores, de preferência as elásticas. Lembre-se de checar cada coleira para ver se não é muito apertada. Os filhotes crescem rápido até os 10 meses de idade. 

5. Uma caminha também vai sempre muito bem e é muito útil para ajudar a todos a acompanhar uma infância mais longa.

Como e quando alimentar seu filhote

• Filhotes de cães, de 8 a 12-14 semanas, precisam ser alimentados 3 vezes ao dia. E então 2 vezes ao dia pelo resto de suas vidas. Gatos precisam de alimentos disponíveis por todo o dia e noite.

• Quando alimentando o filhote de cães, coloque a comida no prato e dê-lhe entre 15-20 minutos – sozinho e sem incomodações – para comê-la. Então recolha-a, mesmo se tiver alguma coisa sobrando. Assim, o cão não vai se tornar um “chato alimentar”; hábitos alimentares vão estabilizar e caso o seu cão fique doente, você poderá dizer ao veterinário exatamente quando você percebeu a mudança em seus hábitos alimentares. ** Não dê “escolha”, i.e., não deixe a comida disponível para ele o tempo todo. Para mim, esta é a maneira dos preguiçosos de alimentar o cãozinho. Se não tem tempo para preparar a comida do seu cachorro, então você não precisa de um!

Cada cão é diferente dos outros, da mesma forma que os humanos. Assim, acostume-se à quantidade certa de comida. Não dê comida demais para o filhote, mas lembre-se que um filhote “rechonchudo” que fique doente se dará melhor que um magrinho. Lembre-se também que os filhotes passam por estirões de crescimento – um dia ele pode parecer rechonchudo, e entre 3-5 dias depois, parecer magro! Quando envelhecem, esses intervalos entre gordo e magro se tornarão mais longos e menos perceptíveis.

TENHA SEMPRE ÁGUA FRESCA EM QUANTIDADE DISPONÍVEL!

O conselho mais importante que eu posso lhe dar sobre ter um pet é: use do bom senso e tenha um bom senso de humor!